Conheça ao projeto do Cursos Livres (cursoslivres.ong.br), plataforma que se integra ao Fediverso e permite que qualquer pessoa ou instituição cadastre e divulgue seus cursos de forma simples e direta para todo o Fediverso.
Você já deve ter se deparado com a dificuldade de encontrar cursos gratuitos oferecidos por universidades públicas? A tarefa pode parecer simples, mas muitas vezes se transforma em uma verdadeira caça ao tesouro digital, com informações dispersas e processos de inscrição pouco intuitivos. Foi diante deste cenário que o técnico de suporte e pós-graduando em computação aplicada à educação, Ricardo Oliveira, decidiu agir. Inspirado pela ideia de uma educação livre e federada, ele criou uma plataforma baseada na ferramenta Gancio que promete revolucionar o acesso a cursos livres por meio do Fediverso.
O projeto trata-se de uma “Instância Federada criada como prova de conceito para o TCC no curso de Especialização em Computação Aplicada a Educação do ICMC – USP especializacao.icmc.usp.br/“
Gancio (gancio.org) é um software livre que compatível com protocolo ActivePub, originalmente projetado para funcionar como uma agenda de eventos compartilhada com as comunidades.
O Que é o Projeto
O projeto nasceu da percepção de Oliveira sobre a fragmentação da informação e a dificuldade de acesso a cursos gratuitos. Este site desenvolvido por ele é uma prova de conceito que explora a integração de uma plataforma de divulgação para cursos livres ao Fediverso – um universo de mídias sociais descentralizadas que operam sob o protocolo ActivityPub, permitindo que diferentes plataformas compatíveis com ele (Mastodon, Pixelfed, Friendica, Lemmy etc.) se comuniquem e compartilhem o conteúdo entre si. Sendo o projeto um veículo de cadastro, divulgação e catalogação de cursos.
Trata-se de um projeto-piloto, uma iniciativa para testar a demanda por cursos livres no Fediverso. O site do projeto utiliza a plataforma Gancio, uma ferramenta que se integra perfeitamente a rede, possibilitando o acesso a conteúdos postados em qualquer plataforma que faça uso do protocolo ActivityPub. Além disso, a plataforma permite a cooperação entre diversos moderadores para realizar a curadoria do conteúdo, garantindo que apenas informações relevantes e verídicas sejam compartilhadas.
Oliveira acredita firmemente que uma educação livre e federada deve ter como base o uso de software livre, promovendo assim a acessibilidade e a autonomia no processo educacional.
Como a projeto funciona?
A ideia do projeto é avaliar a possibilidade de se criar um catálogo online, abrangente e atualizado dos cursos disponíveis nas universidades públicas. Qualquer pessoa pode cadastrar um curso no site, com foco especial nos cursos gratuitos oferecidos à comunidade em geral, por essas instituições.
Para adicionar um novo curso ao projeto, o processo é simples: o usuário clica em “adicionar evento” e preenche o formulário, sem a necessidade de criar qualquer tipo de conta. A plataforma contará com uma equipe de moderação composta por pessoas ligadas à instância que realizarão a curadoria e verificarão da veracidade das informações enviadas. Isso garante que os usuários tenham acesso a um repositório confiável de oportunidades educacionais.
Qual o objetivo do projeto?
Demonstrar o potencial dessa plataforma para democratizar o acesso à educação e promover uma cultura de aprendizado contínuo e colaborativo.
Quais foram os resultados obtidos?
Oliveira obteve até agora um feedback extremamente positivo — 100% dos participantes que responderam a sua pesquisa consideraram importante a divulgação de cursos livres no Fediverso.
A realização da prova de conceito consiste em divulgar um curso de cada região do país para testar sua eficácia e aceitação com o público do Fediverso. Sua base amostral se resumiu a cursos na área de T.I (porém a proposta da plataforma é ser um espaço para todo e qualquer curso livre) e no público do Fediverso.
Conclusão
A plataforma não é apenas uma solução para um problema cotidiano; é um passo em direção a uma educação mais acessível e inclusiva. Ao permitir a divulgação de cursos livres em tempo real através do Fediverso, ele não só facilita o acesso a oportunidades educacionais, mas também promove a ideia de que o conhecimento deve ser livremente compartilhado e acessível às pessoas em geral. Com o apoio das comunidades para a continuidade do projeto, pretende ser uma forma viável e democrática de promover com maior facilidade de acesso da sociedade em geral ao ensino ofertado pelas universidades.
Para a continuidade do projeto é necessário que a comunidade apoie, ajudando na catalogação de cursos e divulgação do conteúdo dentro e fora do Fediverso. Além de ajudar a manter o servidor do projeto.
Caso queira ajudar com a pesquisa, responda o questionário do estudo em: framaforms.org/questionario-so…
Créditos:
Edição: William Fonseca
Revisão: Isabel Dias e Antônio Coelho
A Revolução do Acesso à Educação: Agregando e divulgando Cursos Livres ao Fediverso - Movimento Software Livre
Conheça ao projeto do Cursos Livres (cursoslivres.ong.br), plataforma que se integra ao Fediverso e permite que qualquer pessoa ou instituição cadastre eWilliam Fonseca (Movimento Software Livre)
reshared this
"Aceita que dói menos"!, Roney Belhassof, Alexandre B A Villares 🐍 e Ricardo de Oliveira reshared this.
This website uses cookies to recognize revisiting and logged in users. You accept the usage of these cookies by continue browsing this website.