Skip to main content


A internet não rouba nossa atenção; ela terceiriza nossa decisão.
Quando não escolhemos o que ver, alguém escolhe por nós.

#Atenção #Tecnologia #Sociedade

reshared this

in reply to Ligando Os Pontos (@Dru)

@Ligando Os Pontos (@Dru)

Acho que ainda é melhor do que a televisão e jornais tradicionais. Em tese a gente escolhe o canal da televisão, mas quando todos pertencem a elites tradicionais e defendem pontos de vista sistêmicos similares, vemos o que querem que a gente veja

in reply to veroandi_br

@veroandi , Concordo com você.
A internet é tecnologicamente muito mais livre que TV e jornal.
O problema não é a internet em si, mas como ela vem sendo conduzida.
A gente ganhou autonomia técnica, mas perdeu autonomia prática.
in reply to veroandi_br

Então, @veroandi_br , o lance é o que estamos chamando de "Internet". Se estamos falando do ecossistema como um todo, incluindo aí sites e tudo o mais, eu até concordo em parte. Mas hoje as mídias sociais hegemônicas são ainda mais direcionadores do que os canais de de TV e os jornais.

E mesmo fora das mídias sociais, ainda temos a Google direcionando nossas buscas ou mesmo eliminando-as completamente, com a sua nova lógica de mostrar resultados gerados por IA.

Ou seja, pra se ter uma Internet realmente saudável, dá trabalho. E a maioria das pessoas não quer ter trabalho (ou sequer sabe que existe um mundo além dos algoritmos direcionadores).

@Ligando Os Pontos (@Dru)

in reply to Aracnus

@Aracnus @Ligando Os Pontos (@Dru)

Sim, eu quis dizer a internet aberta :o)
Quando a porta de entrada para a internet é um aplicativo da Meta ou o Google e a pessoa não consegue sair disso, realmente fica em uma prisão e exposta ao que as plataformas decidirem que ela veja.

This website uses cookies to recognize revisiting and logged in users. You accept the usage of these cookies by continue browsing this website.