Skip to main content


é curioso, mas não num sentido divertido, como a cada vez que eu falo em backup, surge gente pra defender por que não faz, ou por que não fazer, ou até dizer que cópias de segurança são imposição do norte global, ou que deixar seus arquivos em um único serviço on-line já vale como backup, essas coisas.

Por isso, a partir de hoje, vou escrever semanalmente sobre o tema na tag #SegundaCopia, sempre torcendo pra que mais gente deixe de perder a dissertação ou as fotos do bebê, graças à prevenção.

reshared this

in reply to Augusto Campos

como alguém que já perdeu coisas importantes por falta de backup no passado, esse tema é surreal de importante!!

Ainda me sinto péssima por ter perdido tanta coisa. E ainda tenho backups pendentes.

Estou procurando um serviço de nuvem que seja pelo menos barato e privado, pois tenho medo de perder a cópia física. Vou ficar atenta na tag ​:sxn_cute:

in reply to Bea quer comer Chocotone :neobread_bee:

@beabea isso! eu tb já perdi dados importantes, e tb já passei perrengue por ter dificuldade em recuperar backups, pois foram feitos com pouca atenção e pouco teste. Mas já faz um bom tempo (vários anos) que eu não tenho mais mt medo de perder o HD inteiro – já tiveram defeito completo (perda total do hardware) duas vezes, nesse período, e recuperei tudo, graças a ter bom backup!
Unknown parent

Augusto Campos
@solr4ctg se era ruim eu não sei, mas se fosse pra apagar tudo, melhor seria se fosse por uma escolha tua!
in reply to Augusto Campos

como diria um professor de edição que @rose teve no curso de cinema: quem tem um não tem nenhum.

meu maior medo em relação a backup é minha falta de confiança em hardware, e meu maior problema é o preço de HD. tô querendo montar um servidorzinho caseiro pra funcionar como cloud, to bolando as estratégias de backup, mas essas duas coisas me pegam

@Rose
in reply to tiffs :RainbowVerified:

@tiffs sim, tens total razão nesse teu medo. O ideal no teu caso é implementar uma estratégia 3-2-1, né? Mas tem custo, que vai até um pouco além do preço dos HDs. @rose
in reply to Augusto Campos

eu não confio muito em nuvem não, mas depois de trocar de PC algumas vezes, sempre recomendo ter cópias, integrais ou parciais em HD externo, cartão SD (minha biblioteca de música mesmo é compartilhada no PC e telefone assim)
in reply to Augusto Campos

@augustocc Tenho umas fotos velhas que só tenho ainda por um backup despretensioso que fiz... tipo "aah, tô sem nada pra fazer hoje... vou salvar esses gigas de fotos esquecidas em um outro local também" dito e feito, no fim desse mesmo ano deu pau no pc e perdi tudo do HD
Essa entrada foi editada (1 mês atrás)
in reply to Augusto Campos

eu perdi o começo da primeira versão do meu primeiro livro assim 🫠 never more

Qual alternativa de backup vc considera top? (Claramente não eh a q tô usando)

in reply to Beach Witch :ufo:

@giannetti o ideal varia a cada caso e de acordo com o valor dos dados, mas em geral se busca ter (além do original) pelo menos mais uma cópia atualizada em um dispositivo físico em teu poder, e outra longe (em um serviço on-line confiável, por exemplo, ou em um dispositivo físico que manténs em outro lugar).

Pessoalmente, além das cópias em discos locais, eu uso o serviço on-line Backblaze, mas isso não quer dizer que ele é o melhor de todos (mas é o melhor pra mim e me salvou várias vezes)

in reply to Augusto Campos

vou tomar vergonha na cara
Não dá pra romantizar perda de arquivo/travalho (embora o livro (Michael Chabon)/filme “Garotos Incríveis” tenha conseguido entreter com isso na época 🫠)
in reply to Beach Witch :ufo:

@giannetti isso! na ficção tem seu lugar 😀 mas a regra de ouro é que o esforço/investimento a ser dedicado a cópias de segurança merece ser proporcional ao valor dos dados e às consequências da possibilidade de perdê-los

This website uses cookies to recognize revisiting and logged in users. You accept the usage of these cookies by continue browsing this website.