Skip to main content


tenho 15 anos e já vi que maior parte da gente aqui (ainda não encontrei um adolescente) é adulta ("cota" :011_smiling_face_with_smiling_eyes: ).
desse modo, venho perguntar:

sabendo o que sabem após tantos anos de vida, o que correu bem e o que correu mal, que tiveram escola, universidade, e tal e tal, o que acham, na vossa opinião, que eu deva priorizar, para garantir-me um bom futuro como adulto? :ablobmaracas:

obrigado desde já 😀 :007_speak_no_evil_monkey:

reshared this

in reply to miguel

no mundo capitalista, quanto mais privilegiado você é, melhor para você.

Se sua família tem condição, por exemplo, de sustentar você para que você persiga o seu sonho e possa trabalhar com o que você quiser, aproveita bem isso e vai fundo.

in reply to miguel

@miguel , não querendo ser "aquele que te desanima", o problema é a palavra "garantir-me". No modelo capitalista, já não tínhamos muitas garantias. E agora, nesse tecnofeudalismo, a coisa é ainda mais incerta.

Tendo dito isso, eu recomendo se inteirar mais das tecnologias digitais que estão a nossa volta. Entender essas tecnologias e como elas funcionam, ao invés de ser somente mais um utilizador, pode até não te garantir um bom futuro, mas, com certeza, vai te fazer interagir mais com o mundo que está sendo construído.

Por fim, mas não menos importante, questione as coisas, mas com propriedade. Tente ver além do que está sendo mostrado (e isso vai depender do que falei acima). Isso vai te ajudar a se livrar de algumas armadilhas (e, também, vai te deixar meio deprimido ao ver como os outros caem facilmente nessas armadilhas). 🙃

Arlon reshared this.

in reply to miguel

sobre trabalho, se vc não for de família rica, minha sugestão seria trabalhar com algo que vc não odeie e deixar as coisas que você ama como hobbies. e na vida pessoal, respeite e seja muito sincero com as pessoas que vc se relacionar. a última coisa é que na vida não tem regra nem receita, nenhum conselho é garantia de nada. ninguém sabe de verdade o que tá fazendo.
in reply to miguel

faz o que te apetecer e, muito importante, não deixes que te obriguem a fazeres o que não te apetecer. Curte a vida - só tens uma -, mas entende que cuidares de ti também faz parte. O dinheiro é de quem o poupa. No trabalho e na escola, não tenhas medo de pedir explicações. Normalmente, conselhos vêm de um lugar bom, mesmo que pareçam sem sentido: escuta e tenta entender como podes aproveitá-los. No amor, sê sempre educado, mas prefere quem te fizer sentir bem e em paz contigo mesmo.
Essa entrada foi editada (1 semana atrás)
in reply to Jorge Vaz Nande

Achei interessante essa sua opção de falar português em variante europeia com alguém de Portugal :msnTongue:
in reply to miguel

in reply to leilia

@leilia
oi leilia!! obrigado pelos conselhos! Amei mesmo! partilhei com meu pai, ele concordou com você, exceto naquilo dos "80%, então 100%". Ele disse que é importante gostar disso.
Eu concordo. Eu sou ótimo a matemática, era o melhor aluno da turma, mas, no décimo ano, para o choque da minha professora do nono ano, foi para Línguas e Humanidades, perdendo a disciplina de matemática. E estou amando!
Além disso, obrigado pelo plano do ABC!
Espero que a sua almofada bem quente hoje
in reply to miguel

This website uses cookies to recognize revisiting and logged in users. You accept the usage of these cookies by continue browsing this website.