Cometi um blog.
Não tenham pena nas críticas. Obviamente, eu não necessariamente vou aceitá-las. Mas é importante eu entender quaisquer pontos cegos da minha própria compreensão do assunto. Me parece que não existe formatação de texto no writefreely. Não prejudicará em nada a compreensão do conteúdo.
@comunismo
bolha.blog/atrosaluxemburgoatb…
#QTTL #KarlMarx #aposentadoria #criticadaeconomiapolitica #capitalismo #comunismo #marxismo #economia #liberalismo #lutasdeclasses
POR QUÊ O PROBLEMA DAS APOSENTADORIAS NÃO É SOLUCIONÁVEL DENTRO DOS LIMITES DA...
Em toda mudança do topo de hierarquia do Executivo em todos os países do mundo capitalista, a porta-voz dos interesses das classes exploradoras - a grande mídia - começa a entrevistar "especialistas" sobre a necessidade de o governo ter "r...@rosaluxemburgo@bolha.blog
Aracnus likes this.
veroandi_br reshared this.

Sirius
in reply to Rosa Luxemburgo • • •Só pelo fato de ser sobre previdência já gosto. E discordo de alguns pontos em específico, claro.
Se não houver "vias institucionais", seja em uma imaginada sociedade sem classes, seja no socialismo, onde quer que seja, não há qualquer chance de propiciar segurança para as pessoas na velhice.
A social democracia norueguesa adotou uma solução muito boa para seu estado de bem estar, com o maior fundo público do mundo, quatro vezes o seu PIB. Um exemplo institucional fantástico. Que deveria nos inspirar. Já que possuímos petróleo, terras raras, e tudo quanto é recurso abundante, inclusive biológico.
Aqui é perfeitamente possível fazer uma transição do sistema previdenciário para um fundo soberano público com administração semelhante.
No Brasil a previdência se insere dentro da Seguridade Social, cujo financiamento leva em conta uma contribuição tripartite, dividida entr
... exibir maisSó pelo fato de ser sobre previdência já gosto. E discordo de alguns pontos em específico, claro.
Se não houver "vias institucionais", seja em uma imaginada sociedade sem classes, seja no socialismo, onde quer que seja, não há qualquer chance de propiciar segurança para as pessoas na velhice.
A social democracia norueguesa adotou uma solução muito boa para seu estado de bem estar, com o maior fundo público do mundo, quatro vezes o seu PIB. Um exemplo institucional fantástico. Que deveria nos inspirar. Já que possuímos petróleo, terras raras, e tudo quanto é recurso abundante, inclusive biológico.
Aqui é perfeitamente possível fazer uma transição do sistema previdenciário para um fundo soberano público com administração semelhante.
No Brasil a previdência se insere dentro da Seguridade Social, cujo financiamento leva em conta uma contribuição tripartite, dividida entre: trabalhador, empregador e toda a sociedade.
Na década de 2010, quando considerada apenas a previdência urbana, houve alguns anos de superavit da previdência urbana. Isso ocorreu por causa de um momento de maior formalidade do trabalho. Formalizar os empregos, portanto, ajudam no acúmulo do fundo, que pode e deve ser impulsionado por outros recursos (parte de royalties, contribuições sociais, etc.).
A previdência rural, que tem uma natureza praticamente de assistência social, pois não foi estruturada para ser financiada de forma suficiente (o recolhimento para ela é uma ninharia, e não se exige para as aposentadorias rurais, contribuições individuais de trabalhadores em regime de economia familiar), deve ser separada e, já que exigem responsabilidade fiscal, deve-se deixar claro como vai ser financiada.
Cada ser humano deve ter a discriminação de sua fração de uma carteira previdenciária, dentro de um fundo soberano. Esse sistema de transição só é possível com formalização do trabalho e seriedade.
Aqui, a regra é tirar contribuição previdenciária dos trabalhadores, deixar muita empresa sonegar as contribuições previdenciárias, e depois conceder benefício de aposentadoria como se fosse caridade e favor. Só que não é, a não ser que seja para os sonegadores, cujas contribuições previdenciárias prescreveram.
Eu te garanto uma coisa, vamos imaginar um cenário em que já está tudo corrigido pela inflação... Se você ganha, sei lá, 10k, e contribui por 35 anos com 1k (ou seja, fica 9k), seu empregador com 1k... ou seja, 2k por 35 anos... E você só pode tirar esse dinheiro a partir dos 60 anos de idade,.
Se esse dinheiro foi investido, sei lá, 70% no mercado mundial pelo índice FTSE Global All Cap, e 30% em renda fixa, ao longo desses anos, eu te garanto que é praticamente impossível você não se aposentar ganhando os seus 10k (corrigido pela inflação lá no futuro), podendo sacar todos os meses, com 13o, por todo o resto da vida, mesmo que vc viva 100 anos, e depois de morrer ainda vai deixar uma bolada com Estado e ajudar a aumentar um fundo inesgotável para toda a sociedade.
Aracnus
in reply to Rosa Luxemburgo • •Massa, @Rosa Luxemburgo . Guardei aqui pra ler mais tarde hoje. E em relação à formatação, tem sim. O WF aceita markdown. Da uma olhada aqui:
writefreely.org/docs/v0.14.0/w…
like this
Rosa Luxemburgo e Noah Loren like this.
reshared this
Rosa Luxemburgo e Noah Loren reshared this.
Rosa Luxemburgo
in reply to Aracnus • • •Obrgd
É semelhante a o que eu já conhecia. Achei que não formatava pq não havia essa sugestão em momento nenhum. Vlw!