Skip to main content


Chegou a hora de mais uma #TerSoftware 0019, nesta terça-feira 19/11/2024!

Hoje vamos recomendar software na categoria sugerida por eu mesmo:

* Organização de Área de Trabalho

Sabe aquele utilitário que você não vive sem, que aperta ctrl-alt-shift-a-b-c-k-y e todas as janelas ficam dançando Macarena na tela? Hoje é o dia dele. Vale mobile também, afinal Launcher é pra organizar área de trabalho no Android, no iOS tem os widgets, etc.

Vamos recomendar?

E não se esqueçam, Terça também é dia de #TerCinema!

cc @TagsBR @manualdousuario

Essa entrada foi editada (2 dias atrás)

reshared this

in reply to je comprends rien

BOUA! manualdousuario.net/orbita-pos…
in reply to je comprends rien

Não sei se isso se encaixa na proposta, mas a única coisa que uso de diferente aqui é gerenciador da área de transferência.

O Windows tem um nativo (não sei se presta), mesma coisa com o Klipper do KDE Plasma. No Gnome, é preciso recorrer a extensões; não sei qual recomendar.

No macOS, o meu favorito e um dos apps que mais uso no dia a dia é o Maccy. (Pela App Store é pago, mas dá para baixá-lo de graça no repositório do GitHub.)

in reply to Rodrigo Ghedin

para contexto, a minha área de trabalho. Estava usando aquele papel de parede animado bonitão do Sequoia, mas abri mão quando notei que ele devora RAM e fica gravando no disco por… sei lá
in reply to je comprends rien

desde o lançamento delas! Sempre fui econômico com abas. Acho esse leiaute mais bonito e me ajuda a não perder o controle das abas abertas
in reply to Rodrigo Ghedin

eu acho complicadas demais de usar, que interessante, a gritaria quando apareceram como default foi tão grande que achei que ninguém usasse
in reply to je comprends rien

as pessoas gritam demais na internet (porém reconheço que esse leiaute é pior para acumuladores de abas abertas)
in reply to je comprends rien

@TagsBR @manualdousuario

Vou recomendar o Takan, launcher minimalista para Android.

(minimalista é um termo já problemático, mas deixa quieto).

Não tem muitas opções então não perco muito tempo, só uma lista de apos favoritos e opções de pesquisa.

#TerSoftware

in reply to je comprends rien

não sei se conta também, mas o Warehouse pra flatpaks ajuda muito a deletar aqueles dados residuais de programas desinstalados (queria que existisse pra pacotes do sistema também)
in reply to lucasmz ∞

@lucasmz o gerenciador de pacotes do sistema já não faz esse trabalho?

No apt, por exemplo, tem o autoremove; no MacPorts (que eu uso, no macOS), tem o port reclaim

in reply to Rodrigo Ghedin

eu não tenho certeza que ele tira os dados do usuário, não tenho certeza, faz um tempo que eu não toco no debian, normalmente no Fedora acaba sobrando coisas nas pastas de dotfiles e é bem óbvio assim pra mim
in reply to lucasmz ∞

@lucasmz ah sim, é o esperado. O diretório do usuário é sagrado, o correto é nenhum app excluir coisas de lá mesmo
in reply to Rodrigo Ghedin

acho errado isso, esses arquivos podem conter coisas sensíveis como tokens etc; é ruim não ter como limpar isso direito, no Android uma desinstalação sempre limpa os dados
in reply to lucasmz ∞

@lucasmz conflito de gerações detectado: eu também acho correto que nada seja apagado na pasta do usuário, mas entendo que no modelo de Android e iOS funcione melhor. No iOS há o equivalente que é “arquivar” o app, que mantém a área de dados do usuário.
in reply to lucasmz ∞

@lucasmz ∞ , mas cabe ao usuário definir o que deve ou não ser excluído. Afinal, vai que você desinstala um gerenciador de senhas e só depois lembra que não fez backup do seu arquivo com todas as senhas que tinha salvo?

Além disso, você pode ter situações em que é difícil rastrear o que deve ser excluído. Por exemplo, um software de anotações, em que você pode salvar as notas em qualquer lugar da sua home.

@Rodrigo Ghedin @Tags Temáticas BR @je comprends rien

in reply to lucasmz ∞

@lucasmz @aracnus existe um “jeito”… eu não diria certo, mas melhor de usar sistemas Unix. Acho que vale a pena dar uma chance a ele. A home é o seu espaço no sistema, onde você manda e é responsável por tudo. Encaro a minha como um ~jardim, que precisa ser cultivado, cuidado. Talvez pensar dessa forma ajude — imagine contratar alguém para cortar a grama e o cara arrancar uma flor porque acho que fosse parte da grama?
in reply to je comprends rien

Tem emprego aí? reshared this.

in reply to je comprends rien

Não tenho muito o que recomendar.

Uso Gnome padrão, que me serve muito bem. Todos os atalhos são legais, já vem com tudo certinho. O que posso dizer de dica é colocar um programa em cada área de trabalho, e atribuir atalhos para rápida troca de áreas.

Fora isso, é ficar no Emacs quase o turno inteiro de trabalho.

This website uses cookies to recognize revisiting and logged in users. You accept the usage of these cookies by continue browsing this website.