Skip to main content


Quando eu digo que a gente aqui no Mastodon vai assistir de camarote à enshittificação da rede social ao lado 🦋 quando acabar o dinheiro do aporte de startup deles é porque existe um plano de negócios e monetização de...

VENDA DE DOMÍNIOS PARA VERIFICAÇÃO NA REDE.

Venda.
De.
Domínios.

Vai ser a go daddy social, tou até vendo.

Sério... vou preparar a pipoca pra assistir.

in reply to Lia Amancio 🦩

eu normalmente acho as tentativas de aportuguesamento forçado da língua meio ridículas numa vibe ufanista (e por isso mesmo adorei o seu "enshittificação"), mas taí uma palavra que convida um brainstorm divertido de possíveis traduções:

amerdalhamento
embostificação
encocozamento ("esse último, termo já corrente na língua para descrever o ciclo de vida das fraldas")

in reply to Hisham

@hisham_hm hahahahahahaha gostei de todas. Gosto de merdificação, esmerdalhamento, acho que vou adotar bostificação não só pra falar de redes mas da vida adulta em geral.
in reply to Lia Amancio 🦩

sobre o plano de negócios deles, até que não seria a pior das ideias, dado que faria sentido pagar pelo hosting de contas usando um domínio próprio, tipo todos os funcionários de um jornal terem o seu "@jornalista@jornal.com.br" que o público possa imediatamente confiar que não é fake, e o jornal não precisar administrar sua própria instância. O que eu não confio é se vai ter qualquer tipo de "portabilidade" desse serviço, o que seria fundamental pra uma descentralização real.
in reply to Hisham

@hisham_hm olha, eu acho que a portabilidade existe, porque você vira .com.br lá dentro - tem que vir com bsky.app.profile ou sei lá qual é a URL antes - mas fora de lá cada serviço tem que ser configurado de uma forma diferente (aqui eu botei o .com.br instalando activity pub no meu site).

O que eu não sei, sinceramente, é se isso sustenta a infraestrutura deles.

in reply to Hisham

in reply to Aracnus

@aracnus sim, no fediverso ou nas redes federadas é mais correto e dá a real dimensão do tamanho e do potencial disso aqui, você tá certo. Ficarei atenta nas próximas.
@hisham_hm
in reply to Lia Amancio 🦩

isso é só o começo

Logo deve começar alguma forma de timeline personalizada com post patrocinado por lá e vai virar um Xuitter 2.0

in reply to Lia Amancio 🦩

Fico chocado das pessoas não perceberem que o único modelo de negócio deles é ser uma federação de uma instância só e vender propaganda (tá no mesmo documento que eles falam de vender domínio).

Se os 10 milhões de usuários registrassem domínios por 10 dólares anuais cada não pagaria nem os investimentos iniciais (que não são só os 13 milhões que o Twitter colocou).

Eles também gastam os tubos em assessoria de imprensa e acho bizarro que muita gente não nota isso...

in reply to Roney Belhassof

@Roneyb eu acho ok, é uma empresa, precisa se sustentar e isso aí faz parte do ciclo da vida das startups. Foda é a galera do "Isso aqui é o paraíso sem algoritmo nem anúncios".

E a gente aqui no fedijeferson só rindo dessa ingenuidade.

in reply to Lia Amancio 🦩

@Lia Amancio 🦩 e @Roney Belhassof o que me choca é que ainda existam pessoas que acham que são clientes dessas empresas e não o produto a ser vendido. 🙃

E que querem ser tratadas como clientes, fazendo reivindicações. 🙃🙃🙃

in reply to Aracnus

@aracnus Pois é... 2024 e as pessoas ainda não identificam quando elas são o produto 🤦🏻

Eu nem sou contra o modelo de serviço gratuito sustentado por anúncios de produtos que interessam ao nosso perfil. Foi assim por um bom tempo. O problema é quando se inverte isso e os algoritmos passam a influenciar as pessoas criando desejos artificiais e influenciando vieses 😒

in reply to Roney Belhassof

é que hoje em dia, não há mais distinção. se você não está pagando, o produto é você, mas se você está pagando, o produto ainda é você. por isso que o pessoal perdeu a noção.
como dizia o profeta santo ignucio já faz 40 anos, não é questão de preço, é questão de liberdade. se você entra num relacionamento abusivo, em que a outra parte engana, stalkeia e controla, achar que fazer pagamentos evita abuso é mais ou menos como achar que jogar bifes para um leão vá torná-lo vegetariano
in reply to Lia Amancio 🦩

Te ser bem sincero e dizer que ganhar na venda de domínios é das formas menos piores de fazer uma rede social gerar dinheiro.
in reply to Guilherme

@gmgall menos pior no sentido ético, provavelmente. Mas tenho dúvidas se isso se sustenta.
in reply to Lia Amancio 🦩

Financeiramente, duvido.

Mas se der certo e for transparente que o modelo é vender domínios, todo poder a eles.

Melhor que atolar de publicidade, venda de dados de usuários e timeline algorítmica

This website uses cookies to recognize revisiting and logged in users. You accept the usage of these cookies by continue browsing this website.