Skip to main content


E o sistema operacional universal completa 30 anos. Vida longa ao Debian!

reshared this

in reply to Wendell

Um motivo de eu não usar mais o Debian é a agonia de ficar meses, anos esperando versão nova de aplicativo. Como você vê o uso do Flathub sobre o Debian?
This entry was edited (10 months ago)
in reply to Leonardo Ferreira Fontenelle

@lffontenelle uso tanto flatpack quanto Appimage. Ambos me atendem muito bem. São poucos, mas uso. Não deixam de ser uma boa proposta apesar das polêmicas. Quanto à versão que utilizo do Debian, optei pela Testing. Podemos dizer que é um RR. Nunca tive problemas e estou por demais satisfeito com que entregam. A estabilidade do sistema é absurda, mesmo para uma versão em constante desenvolvimento.
in reply to Wendell

Obrigado! Vou experimentar qualquer hora dessas. Ainda estou entendendo como seria para o usar o #RStats no #Debian, pois a versão nova dos pacotes chega em princípio no unstable, enquanto a principal IDE (#RStudio) privilegia as versões estáveis.
This entry was edited (10 months ago)
in reply to Leonardo Ferreira Fontenelle

Você pode usar o repositório próprio do r-cran e ter pacotes mais atualizados. É o que eu faço aqui. 🙂

Aqui tem as informações sobre isso:

https://cran.r-project.org/bin/linux/debian/#secure-apt

in reply to Aracnus

@aracnus
Verdade, eu não tinha entendido muito bem essa página! Pelo que entendi agora, é um repositório bem menos extenso do que o Sid no Debian, mas já dá para rodar o R mais novo.

Tem testing nesse repositório Debian no CRAN? Ou só boomworm e anteriores?

in reply to Leonardo Ferreira Fontenelle

Só tem da stable pra trás. Mas não é problema, pois ele mantém os pacotes atualizados mesmo assim. E realmente essas página ficou horrível! A anterior era bem mais simples e explicativa.

Até onde eu sei, os pacotes estão todos lá. Eu, pelo menos, nunca tive problema em instalar nenhum pacote (e eu usava vários, por conta de análise de RNASeq). Se quiser experimentar e tiver alguma dúvida, me dá um toque que te ajudo com isso.

in reply to Aracnus

@aracnus sobrando tempo em casa eu instalo Debian num canto para testar, e/ou quando comprar computador novo
in reply to Leonardo Ferreira Fontenelle

Você pode usar a versão testing, que, apesar do nome, geralmente é mais estável que muita distro famosa por aí. Uso há (muitos!) anos e nunca me deixou na mão.

This website uses cookies to recognize revisiting and logged in users. You accept the usage of these cookies by continue browsing this website.