Skip to main content


MZ é um cretino, mas enquanto os clientes da empresa que paga minhas contas continuarem fazendo negócios pelo Instagram e pelo Facebook (e se comunicando pelo WhatsApp) enfia o seu "você deveria sair das redes do Zuck" no cu e roda.

(recado para ninguém específico, até porque nem dei scroll aqui ainda hoje por tempo suficiente para ver isso, mas já deixo o recado PREVENTIVAMENTE, sabe como é)

reshared this

in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

Acho que por aqui, vai ficar meio parecido com o que já temos, pelo menos no futuro próximo.

Mas o algoritmo deve mudar e privilegiar extrema direita…

in reply to Mar Gonçalves

@mar vai. E, com sorte, pode haver uma debandada de pessoas físicas e jurídicas - e de anunciantes - por divergências ideológicas. Aí essas redes começam a ficar irrelevantes - como finalmente aconteceu com O Falecido Pássaro Azul.

Mas enquanto isso não acontecer, tamo lá administrando grupo e conta de anúncio de cliente, fazendo networking e não julgando quem precisa dessas redes para divulgar trabalho (julgo sim, que não fizeram consultoria comigo e não aprenderam que já era para ter site próprio e e-mail há muito tempo).

in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

@mar ódio mortal a todo e qualquer estabelecimento que tem a caralha de um site com serviços, cardápio ou qualquer coisa que seja um link pro Instagram. Sou obrigado a pedir ajuda a a conge, a aluno, a qualquer pessoa que tenha rede social pra ver esses trecos quando tudo o que eu gostaria era, sei lá, ver quanto custa a pizza portuguesa ou a programação de shows do mês.
in reply to Mar Gonçalves

E é óbvio que empresas no Brasil não vão sair, nem que as plataformas da Meta virem explicitamente nazifascistas.

Então sim, você está refém, infelizmente. Nada a fazer…

in reply to Mar Gonçalves

@mar pois é. E se não for Meta, é Google, é Microsoft. Não tem muito pra onde fugir, não. Pro TikTok, talvez?
in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

Dicas de mensageiros instantâneos que respeitam nossa privacidade:

👉 XMPP com criptografia OMEMO (Conversations, Gajim...)
👉 Jami
👉 Tox (Trifa, qTox...)
👉 Briar
👉 SimpleX Chat

Mídias sociais livres:

👉 Mastodon
👉 Friendica
👉 Pleroma
👉 GNU Social
👉 Akkoma
👉 Pixelfed
👉 Peertube
👉 ...

in reply to Uczeń

@uczen obrigada, uso xmpp mas não consigo convencer todo um ecossistema de trabalho baseado em whatsapp a migrar. @mar
in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

in reply to Uczeń

@uczen @mar estou só na Ursal, na geralzona do Fediverso e em uma de fitness, mas meu universo está quase todo no whatsapp - escola da criança, academia, família, grupo de amigos de adolescência, 12 grupos do trabalho que não tenho autoridade para migrar para outra plataforma - e uma parte menor no Telegram.

Como tenho mais o que fazer do que usar três messengers diferentes, acabo não abrindo muito o póbi do xmpp. 🤷🏻‍♀️

Mas de vez em quando apareço lá no Conversations pra ver se já aceita figurinha.

in reply to Mar Gonçalves

Como eu estou, e muito mais gente.

Mas, como sou sempre a favor do Caos, não nego que gostaria de ver algo acontecer que mostrasse a essas empresas e profissionais liberais (ops, empreendedores) que depender exclusivamente de plataformas gringas de bilionário não é realmente sustentável ou seguro.

Tipo, não me importaria em ver o caos em minha empresa, se ocorresse uma falha de 12 horas (no horário comercial) do Microsoft 365 e Sharepoint. (Muito embora eu fosse ter um meltdown, com certeza)…

in reply to Mar Gonçalves

@mar ah, isso eu também gostaria, heh. Inclusive a empresa para a qual eu presto serviço também faz sites, CRM, estratégia de e-mail e outras ações de marketing. Seria ótimo mostrar a importância de investir no pacote completo mesmo.
in reply to Mar Gonçalves

@mar Ou, 24 horinhas de infra da Meta inacessível, hein?

Já dava uma bagunçada divertida, digo, didática.

in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

Quanto aos MEUS clientes, enquanto eu trabalhar com internet vou recomendar que façam um site, mandem emails pelo MailChimp ou similar, e explorem redes sociais de nicho (como Pinterest e até Mastodon).

Mas se a sustentabilidade e escala do negócio deles estiver no Instagram e no Facebook de alguma forma, lamento aí, patrulha. 🤷🏻‍♀️

in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

é bem isso msm! Eu tenho minhas dúvidas se é viável para quem usa as redes sociais como ferramenta de trabalho (como, por ex, para divulgar um produto ou serviço) simplesmente abandonar o Instagram, Facebook, etc. Até msm se seria um tipo de uso de rede desejável no Fediverso. Não vejo, pelo menos a curto prazo, alguma alternativa
in reply to Emanuel

@emanufl abandonar as redes é um projeto - e um processo. Mas, pra mim, ainda é espantoso que muitos negócios dependam EXCLUSIVAMENTE de plataformas de terceiros, em vez de serem donos do seu conteúdo e da sua base de contatos.
in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

Bom, "enfia o seu.....no...e roda" sinceramente acho bem pesado , até pq vc está mandando para tonga da mironga um montão de amigos aqui no fediverso por exemplo...
A gente entende muito bem que tem pessoas que tem um "vínculo" de trabalho e sobretudo um ganha-pão, mas tem outras formas não acha de tratar as pessoas que avisam amigos e parentes para deixar de usar essa Merda ?
in reply to Giac El Vecio

@giacelvecio mas tem uma GRANDE diferença entre falar isso para parentes e amigos que você sabe que estão só matando tempo nessas plataformas, e dar esse conselho abertamente para todo mundo, como se todo mundo PUDESSE fazer isso. Desculpa se pareceu que era pessoal para você, até porque - como falei aqui - não vi tudo o que todo mundo escreveu sobre isso.

Mas se soou ofensivo, é realmente para acordar quem não considera que pessoas trabalham com coisas indigestas não porque querem - mas porque nem sempre têm a opção de jogar tudo pro alto e pedir demissão - ou, neste caso, deixar de frequentar as propriedades da Meta. Bom pra quem pode. Pra quem não pode, "sair do WhatsApp" é só um conselho merda, inviável e descolado da realidade. 🤷🏻‍♀️

in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

Amiga, está certíssimo pensar primeiro no presente e depois no futuro, mas para pessoas que nem a gente, pessoas com filhos jovens ou sobrinhos queridos, tá difícil não entrar nessa luta e deixar tudo acontecer.. temos que fazer algo a mais, para tirar esse câncer.
in reply to Giac El Vecio

@giacelvecio olha, eu acho importante recomendar o plano B - que as pessoas explorem alternativas. Isso eu faço - exploro e recomendo para quem posso.

Por uma questão de princípios, e também porque essas plataformas podem cair a QUALQUER MOMENTO por descumprimento de leis.

Mas daí a sugerir o abandono completo... é um projeto e um processo. Se whatsapp é a principal forma de comunicação, se anúncio no Facebook gera receita para negócios, é muita ingenuidade falar simplesmente para as pessoas abandonarem.

A luta precisa ter um pé na realidade. Senão vira mais um conselho que ninguém vai seguir.

in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

Me lembro no tempo do noosfero, muitos anos atrás, que os caras falavam em "utopia" (deixar de usar Facebook) já na época...eu insistia muito e recebia essas respostas.
Estou nessa luta há muitos anos, e os usuários do Meta só crescem.
in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

fora que empresa que se comunica internamente pelo whatsapp hoje em dia é um atraso de vida monumental, mas, ainda é maioria infelizmente
in reply to Ciáxeres

@ciaxeres Concordo! Pior app para gestão de arquivos, busca, organização das conversas.
in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

é uma discussão que não entro mais, sinceramente. Acho o empurrão por alternativos como se fosse opção pessoal bem desonesto (Meta, Adobe, Sistema operacional…). Eu escolho não passar essa raiva hoje.
in reply to A bruxa quase boa do Agreste

@kiff eu passo raiva por outro lado - por saber que pode ser uma opção institucional para organizações que insistem em manter sua comunicação exclusivamente nesses canais e, assim, deixar a gente sem opção. 🤷🏻‍♀️

Infelizmente passo raiva com isso, sim.

in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

pior que vejo como algo estrutural. Quando entrei no mercado, há 12 anos, eu migrei de software pro que tava em voga (illustrator), mas as gráficas eram muito apegadas ao Corel Draw. Até hoje nas impressões é uma briga com algumas gráficas que só tem gabarito de impressão em corel e não aceitam outro formato.
in reply to A bruxa quase boa do Agreste

in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

@kiff Aliás, tão educada você, Lia, com o evangelista de software livre que se meteu na conversa ontem enviando as “dicas de mensageiros livres”…

Não tenho paciência.

Mexo com, uso e promovo software livre há décadas, mas é dolorosamente óbvio que a maioria das pessoas estão presas nas soluções de bilionários, mas a dieta de dejetos orgânicos biológicos desses evangelistas deve impedir que a percepção de mundo deles funcione.

in reply to Mar Gonçalves

in reply to Aracnus

@aracnus @mar porque existe uma culpabilização individual.

No campo individual, eu optei por largar o twitter e vir pra cá. Largar os produtos do Meta não é individual. Largar o Windows não é individual. Tampouco a Adobe.

Eu me ofendo pelo meu cansaço em lidar com reply guy me oferecendo o que não pedi e opto por comprar outras lutas, que acredito que fazem um mundo melhor, mas que muita gente ignora também.

in reply to A bruxa quase boa do Agreste

in reply to Aracnus

@aracnus sim, nem todo ativista é alienado. Mas existe um abismo entre sugerir um plano de saída, em sugerir que a pessoa experimente alternativas, e entre culpabilizar usuario dizendo "você está sendo conivente com a Meta".

Os valores da Meta são diferentes dos meus? MUITO. Gostaria de nunca mais precisar usar whatsapp? Também. Mas enquanto o banco, a autenticação 2fa, o suporte do provedor, a escola da criança, minhas tias idosas, a academia, contador e as 12 empresas que atendo priorizarem a comunicação por whatsapp, é lá que PRECISO estar.

Mirar no refém com o argumento "você está sendo conivente com o sequestrador" não funciona.

Sabe o que funciona? Dar alternativas.

Tem cliente de mensagem que importe as conversas e contatos do WhatsApp? É isso que a gente precisa.

@mar @kiff

in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

@aracnus mesma coisa as clássicas tretas "Linux vs Windows", "adobe vs versões open source". Acho que todo mundo que frequenta fediverso há mais de dois anos já está careca de saber que big tech sistema proprietário etc etc etc é do mal, então simplesmente sugerir "use software livre!", "use Linux" - ou, no caso da Meta, use redes descentralizadas e xmpp - é presumir erroneamente que a gente não tem educação digital suficiente para saber que as alternativas existem.

O que funciona (novamente) é entender qual a barreira, o que impede a pessoa de migrar, e *resolver* esse problema - em vez de repetir o mesmo discurso e, como @mar bem apontou, desconsiderar que pessoas adultas e já usuárias de alternativas descentralizadas não precisam que ninguém diga onde elas devem ou não estar.

@kiff

in reply to Aracnus

@aracnus @kiff Como postei em outro lugar, tenho décadas de uso e promoção de software livre, mas atropelar uma conversa séria sobre como estamos presos a certas "soluções", ignorando o tom da conversa e simplesmente "tacando" sugestões é só inconveniente mesmo.

É ignorar nuances, inclusive individuais.

Cansei de sofrer assédio de pessoas "cheias de boas intenções", por usar iPhone, sendo que pra mim é o único jeito de eu passar uma semana, as vezes um dia sem ficar modificando o firmware de um Android, porque sou autista e esse é um hiperfoco intenso meu...

Sinceramente, só é fogo amigo, se for entre aliados. Quem me assedia, não é aliado.

in reply to Mar Gonçalves

in reply to Michelle Visage da Shopee🦩

É o que a gente argumenta, enviando o pdf estaria tudo resolvido, mas a galera das gráficas no odeiam e complicam nossas vidas (devem pensar o mesmo de nós, enfim).

E sim. Nem pro Telegram a galera migrou direito. É muito fácil dizer pra migrar quando você é independente e desenvolto em softwares. Mas essa não é uma mentalidade acessível e ainda é, muitas vezes, pedante.

This website uses cookies to recognize revisiting and logged in users. You accept the usage of these cookies by continue browsing this website.