Um exemplo bem didático disso é o contrato do Google Workspace, em que uma das principais "vantagens" que eles anunciam é que o Gemini não usa os dados dos clientes desse serviço para treinamento.... Então tudo bem, né?
Soberania digital como “serviço” é a nova estratégia ideológica das big techsNos últimos anos, as maiores big techs lançaram novos produtos vendendo “soberania como serviço”, para governos e para o setor público. Microsoft, Amazon e Google entraram nessa disputa ideológica para esvaziar o conceito de soberania digital.
A proposta é apenas uma jogada comercial. É assim que avaliam os pesquisadores Rafael Grohmann, da Universidade de Toronto, no Canadá, e Alexandre Costa Barbosa, da Universidade das Artes de Berlim, na Alemanha, no artigo “Sovereignty-as-a-service: How big tech companies co-opt and redefines digital sovereignty”, publicado no periódico Media, Culture & Society.
Ao vender "nuvens soberanas", as empresas garantem que os Estados permaneçam dependentes de suas infraestruturas globais. Isso permite que os governos mantenham um discurso público de soberania digital enquanto, na prática, continuam dependentes de uma empresa privada e estrangeira.
Para ler mais: oplanob.com/soberania-digital-…
#soberaniaDigital #capitalismodevigilância
Soberania digital como “serviço” é a nova estratégia ideológica das big techs - O Plano B
Imagine a soberania, algo tão importante politicamente para países e comunidades, transformar-se em um produto vendido na prateleira.Fabricio Solagna (O Plano B)
like this
daltux likes this.
reshared this
VISITE O DECORADO e veroandi_br reshared this.
This website uses cookies to recognize revisiting and logged in users. You accept the usage of these cookies by continue browsing this website.

daltux
in reply to Aracnus • • •@oplanob@mastodon.nudecri.unicamp.br Será que dá pra acreditar em papo de vendedor?
Mesmo assim, fazem como um anúncio a admins que houve de que, a partir de, salvo engano, 1º de agosto, caso não optassem por desabilitar isso, a organização toda passaria a ter automaticamente a integração com o LLM... Pergunte se alguém fez esse movimento. A inércia a favor do fornecedor vence.